Alto Araguaia fará substituição de 10 pontes de madeira por bueiros

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia fará substituição de 10 pontes de madeira por bueiros

O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) fará a substituição de 10 pontes de madeira por bueiros. A ordem de serviço para início das obras, foi assinada pelo prefeito Gustavo Melo (PSB) nesta quinta-feira (10). A ação é uma parceria através de convênio entre a Prefeitura e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

A substituição irá contemplar estradas estaduais não pavimentadas e estradas municipais. Em contrapartida, para instalação dos 252 metros de aduelas de concreto repassadas pelo Estado, o município irá investir cerca de R$ 1,3 milhões. Serão contempladas nesta primeira etapa de parceria, as regiões do Córrego Rico, Sete Placas, Colônia do Ariranha, Rio do Peixe e Distrito do Buriti.

De acordo com o prefeito, a infraestrutura rural terá grande avanço logístico. “Irá resolver o problema de diversas regiões durante uma vida, pois vamos deixar de dar manutenção em pontes de madeira, o que significa economia do dinheiro público. Além disso, vai facilitar a vida do trabalhador rural, garantir mais segurança no transporte escolar, na escoação da produção e na entrada de insumos”, frisa Gustavo Melo.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o gestor araguaiense agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “O governador Mauro Mendes tem olhado para as dificuldades de cada município e cada vez mais tem investido e transformando o nosso Estado. Alto Araguaia agradece todo investimento em diversos setores”, comenta.

Conforme planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Sintraf), a instalação dos bueiros terá início na próxima semana. “É uma realidade nova e um grande passo para o município que possui aproximadamente 148 pontes. Se hoje gastamos em média R$ 100 mil para reforma de uma ponte que tem durabilidade de até cinco anos, com os bueiros teremos durabilidade de 50 a 60 anos”, destaca o secretário da pasta, Milton Fernandes Lima.

Participaram da solenidade de assinatura, os vereadores Mariana de Souza, Marilia Maia Rabello, Clodoaldo Fernandes, Luizinho, Ricardo Barbosa, Silvio Maia, Odair Ferruja e Fabiano do Gás. Também acompanharam os secretários municipais Manoelito Rezende (Administração), Welton Vilela (Finanças), Eva Carmem (Educação e Esportes) e João Dias (Agricultura e Meio Ambiente).